Desse modo, em vez de pagar pela residência à vista, é possível parcelar o valor em prestações mensais. Essa medida torna viável o sonho da casa própria. Por outro lado, para aderir ao crédito imobiliário é preciso estar atento a todo o seu funcionamento.
Afinal, é preciso pagar as parcelas todos os meses na data do vencimento. Caso contrário, o comprador corre o risco até mesmo de perder o imóvel. Então, se você quer saber tudo sobre o que é e como funciona um financiamento imobiliário continue com a leitura deste artigo.
Nos tópicos a seguir, confira as informações e dicas que separamos para você.
- O que é o financiamento imobiliário
- Como funciona o crédito para imóveis
- Passo a passo para financiar imóvel
O que é o financiamento imobiliário
O financiamento imobiliário é uma forma de adquirir um imóvel, como uma casa, apartamento ou lote, onde o valor do imóvel é dividido em parcelas, que devem ser pagas todos os meses e o contrato pode durar até 30 anos.
Detalhe, a cada prestação é acrescido um percentual de juros. Isso porque, quem concede este "empréstimo" são os banco, públicos ou privados.
Entre as mais comuns modalidade de financiamento estão a tabela SAC e a Price. Na SAC, o valor das parcelas são mais alto no começo do contrato e diminui ao longo do tempo. Já na Price, as prestações permanecem quase constantes com o passar dos meses.
Durante o contrato, você pode ainda fazer a amortização das parcelas. Isso significa pagar antecipadamente as prestações para reduzir o valor total e os juros.
Existe ainda o Programa Casa Verde e Amarela, o antigo Minha Casa Minha Vida, uma iniciativa do governo federal que facilita a compra do primeiro imóvel de famílias com renda até R$ 7 mil ao mês. Nele, entre as vantagens de ganhar subsídio até R$ 21 mil, estão as taxas de juros são mais baixas.
Como funciona o crédito para imóveis
Para obter o financiamento, o comprador deve escolher uma casa, apartamento ou lote que combine com a sua renda familiar mensal. Os bancos aprovam pedidos de financiamento nos quais as prestações não ultrapassem o valor de 30% da renda.
Para ter uma ideia do valor máximo que o imóvel pode ter, recomenda-se fazer uma simulação nos sites dos bancos, como o Simulador Habitacional CAIXA. Além disso, os bancos financiam até 80% do valor, o que exige que seja dado de entrada uma porcentagem sobre o preço do imóvel, que varia de 20% a 60%.
Nesse sentido, outra dica é economizar dinheiro antes de financiar. Com isso, é possível dar um valor maior de entrada e, por consequência, gastar menos com juros ao longo do contrato.
Passo a passo para financiar imóvel
O primeiro passo é optar por uma instituição bancária para solicitar o financiamento imobiliário. O mais comum é que as pessoas comecem a sua pesquisa conhecendo as condições oferecidas pelo banco do qual já são clientes.O próximo passo é fazer uma simulação para identificar o valor médio que o imóvel deve ter para o seu pedido ser aprovado. Na sequência, você já pode começar a procurar a residência ideal. Além do preço, opte por um lugar que atenda as suas necessidades, como número de cômodos, tamanho, etc. Outra dica é adquirir uma casa ou apartamento em um local que ofereça boa acessibilidade e segurança.
Por fim, reúna os seus documentos, bem como os do imóvel e da construtora. Se tudo estiver de acordo, são grandes as chances do banco aprovar o financiamento imobiliário. Nesse caso, basta assinar o contrato, pagar o valor da entrada e, todos os meses, as prestações em dia.
Veja quais são os documentos exigidos para financiar imóvel:
- RG e CPF;
- Comprovante de renda;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Comprovante de endereço;
- Documentação de dependentes, se houver.