Comprar uma casa é a realização de um sonho, mas é também é momento que merece muita atenção, uma vez que possui diferentes etapas e você deve saber como funciona cada uma delas. Ao adquirir um imóvel na planta, um dos passos finais da transação com a construtora é a vistoria.
Nesse momento, o comprador deve verificar se o imóvel está de acordo com o que constava na hora em que o contrato foi assinado.
Se você tem interesse no assunto e quer saber tudo sobre a vistoria final e recebimento da casa, continue com a leitura deste artigo e veja nos tópicos a seguir como funcionam essas etapas da compra de um imóvel.
- O que é e como funciona a vistoria final
- Quais aspectos observar na vistoria final do imóvel
O que é e como funciona a vistoria final
Você comprou um imóvel na planta de uma construtora por meio de financiamento, pagou todas as parcelas ou ainda está pagando e, finalmente, se aproxima o momento de receber as chaves da sua residência. Mas espere um pouco, antes disso ocorrer existe mais uma etapa, a da vistoria final.
Nessa hora, o comprador do imóvel acompanhado de um representante da construtora verifica se a sua unidade está em conformidade com o que foi acordado no momento de assinatura do contrato. Portanto, é preciso muita atenção, uma vez que se houver algo errado esse é o momento de questionar.
Para ajudar, é importante ter em mãos o memorial descritivo do imóvel, pois é nele onde constam todas as informações necessárias. Da mesma forma, a planilha de vistoria também deve estar presente, já que é nela onde devem ser relatadas as possíveis mudanças que a construtora terá que fazer.
Na vistoria, vale a pena observar se não existe nenhum defeito que merece conserto, por menor que seja. Lembre-se que se você deixar para reclamar depois pode ser tarde demais.
E mais, ao fazer as observações necessárias durante a vistoria você tem a certeza de que os reparos necessários serão efetuados no período combinado, seguindo as especificações informadas na hora da venda.
E claro, de acordo com o nível de inconformidade com o que constava no contrato, o comprador pode até mesmo se recusar a receber as chaves.
Quais aspectos observar na vistoria final do imóvel
Já que existem muitos aspectos a observar na vistoria final do imóvel, escolha um dia em que você possui tempo para se estender em uma análise bem minuciosa. Outro cuidado é o de realizar a vistoria de dia, o que pode contribuir para a detecção de alguns problemas.Para auxiliar o processo, faça uma lista com tudo o que consta no memorial descritivo e deixe ao lado um espaço para escrever ok se estiver de acordo com o esperado ou para fazer as adequadas anotações. Mesmo assim, tenha o documento em mãos, a fim de esclarecer quaisquer dúvidas.
Você pode iniciar a vistoria final pelas portas e janelas, conferindo se estão abrindo e fechando de modo apropriado e se não estão fazendo nenhum barulho fora do comum. Verifique ainda se não existem folgas nas dobradiças ou nos trincos e se as fechaduras e as maçanetas estão em pleno funcionamento.
Mais uma dica é observar se não há imperfeições nas partes metálicas e se os vidros não apresentam riscos ou até mesmo se não estão trincados. Quanto aos pisos, veja se eles não apresentam problemas, como manchas, riscos e outros defeitos.
No teto e nas paredes, confira se o reboco está bem-feito e se a pintura ou outro tipo de acabamento não apresenta nenhuma imperfeição. E claro, se está tudo em conformidade com o que a construtora informou na hora da compra.
É importante ainda verificar as instalações elétricas, se os interruptores estão funcionando, se há pontos de energia suficientes e se o disjuntor é adequado. Quanto às instalações hidráulicas, averígue se as torneiras e descargas estão funcionando e se não apresentam vazamentos.
Durante a vistoria final do imóvel, o comprador pode observar, inclusive, as áreas comuns, percorrendo o condomínio e verificando se os acabamentos estão bem-feitos, assim como as instalações. Esse passeio pode incluir elevadores, garagem, áreas de lazer e o que mais existir.
Caso haja observações a respeito de possíveis reparos e outras inconformidades, as mesmas devem estar presentes no laudo da vistoria. Esse documento pode receber fotos dos problemas averiguados para contribuir com a reparo necessário.
Se tudo estiver em conformidade com o esperado, significa que você e a sua família já podem se mudarem assim que quiserem. Caso contrário, é melhor esperar que os reparos sejam executados, de todo o modo, é importante fazer a adequada vistoria para que não seja preciso fazer reclamações posteriores.
Leia também: Transformação digital já é realidade no segmento imobiliário potiguar