Incorporadora potiguar integra ONG internacional que estimula “construções verdes”

Escrito por Redação Portal Negócios em 12/09/2022
Escrito por Redação Portal Negócios
12/09/2022

A responsabilidade ambiental e a sustentabilidade são conceitos-chave para qualquer empresa que pretenda se destacar e crescer no seu ramo de negócio, principalmente na construção civil.

Buscar mecanismos para atingir esse objetivo fazem toda a diferença. No Rio Grande do Norte, a Incorporadora Kactus Hub está antenada com estratégias que valorizem boas práticas relacionadas ao meio ambiente. Por isso, a empresa é uma das integrantes do "Green Building Council Brasil" (GBC), uma ONG que traz diretrizes para o desenvolvimento de “construções verdes”.

O GBC Brasil propicia um ambiente favorável para o desenvolvimento da empresa no mercado de construção sustentável. O grande objetivo é estimular a construção de edificações planejadas para causar pouco impacto ambiental.

Dentro do GBC Brasil, existem algumas certificações como a LEED, GBC Casa e GBC Condomínio, por exemplo. As certificações são obtidas por meio do acúmulo de pontos em critérios definidos para cada tipo de certificação. Esses critérios são divididos em algumas categorias, como qualidade do ambiente interno, energia e atmosfera, materiais e recursos, terrenos sustentáveis, entre outros. As certificações têm mudado o padrão técnico dos produtos da construção, elevando qualidade e desempenho, pois estimula melhores soluções.

“Ser membro da Green Building Brasil significa que apoiamos o movimento de construções sustentáveis e que queremos nos aprimorar cada vez mais nesse conhecimento. Estamos no caminho para o desenvolvimento de produtos certificados e buscando nos especializar em construir edificações de baixo impacto”, disse o co-fundador da Kactus Hub, Rafael Matheus.

Dentro do seu Sistema de Gestão de Qualidade, a incorporadora já aplica algumas soluções sustentáveis. Na obra do Condomínio Jardine, em Parnamirim, funciona um sistema de reuso de água. A destinação correta dos resíduos também é uma preocupação. No canteiro de obras do residencial, foram montadas baias num sistema semelhante ao de coleta seletiva, com a separação dos materiais de acordo com as suas características, para que o material possa ser reaproveitado.

A empresa também criou uma série de indicadores de sustentabilidade. Todos os meses são coletados dados sobre os consumos de energia, água e entulho, e são estabelecidas metas para o ano, sempre com o objetivo de tornar o consumo mais consciente e reduzir os impactos no meio ambiente. “A Kactus acredita que é em casa que a vida acontece e, por isso, damos grande importância ao conforto, qualidade e desempenho. Construir edificações sustentáveis é o reflexo disso, porque contribuímos com o meio ambiente e com o bem-estar dos usuários”, acredita Rafael.

O que é GBC Brasil?


O Green Building Council Brasil faz parte de um movimento global, presente em 80 países, que trabalha pela transformação da indústria em direção à sustentabilidade. O GBC é uma entidade independente e sem fins lucrativos, apoiada pelas forças de mercado, atuando em todas as fases de edificação, concepção, construção, interiores e operação, com projetos e atividades em todo o país e destaque no movimento internacional Green Building.

Kactus Hub


A Kactus Hub é uma incorporadora imersa no digital, focada em transformar moradias em lugares para se viver. Desde 2009 no mercado potiguar, atua em duas frentes: a Kactus Construções, direcionada para empreendedores/empresários com um projeto a executar (B2B) ou para pessoa física querendo construir a casa própria; e Kactus Capital, que auxilia no desenvolvimento de um projeto de investimento no setor imobiliário com ganhos acima do mercado.

Fonte: Portal Negócios