As vantagens de comprar casa na planta ou em construção

Escrito por Comunicação Kactus Hub em 01/02/2022
Escrito por Comunicação Kactus Hub
01/02/2022

Com o aquecimento do mercado imobiliário, cresce o número de imóveis que podem ser adquiridos ainda na planta ou mesmo quando a obra está em fase de execução. Isso quer dizer que se você deseja adquirir um imóvel, essa ser uma boa oportunidade.

Mas, quais são as vantagens de comprar casa na planta ou em construção? Para conhecer a resposta a essa pergunta, continue com a leitura deste artigo. 

Nos tópicos a seguir, encontre as principais dicas e informações a respeito do tema.

  • Preços competitivos
  • Pagamento facilitado
  • Mais tempo para se planejar
  • Personalização do imóvel e economia
  • Valorização do imóvel

Preços competitivos


Uma das principais vantagens de comprar casa na planta ou em construção é o seu valor, que costuma ser mais acessível do que um imóvel usado. 

Oferecer imóveis em construção a preços competitivos é uma estratégia do mercado imobiliário para tornar a compra mais atrativa para comprados. Afinal, já que eles terão que esperar alguns meses ou mesmo anos para se mudarem, é uma forma de compensação. 

Outro motivo é pelo fato de ser normal haver receio, por parte dos compradores, de que a construção não seja concluída. Por isso é importante buscar construtoras com credibilidade no mercado

Pagamento facilitado


Como você já deve saber, os bancos só financiam até 80% do valor de um imóvel. Conforme a situação, de 20% a 30% do valor do bem deve ser pago de entrada na hora da assinatura de compra

Em geral, as construtoras facilitam o pagamento da entrada, assim, os compradores podem parcelar esse valor, viabilizando a negociação. Normalmente elas permitem que o preço da entrada seja parcelado em um grande número de prestações, para serem pagas durante a construção do imóvel.

Por essa razão, a compra do imóvel na planta ou em construção se torna mais acessível. No entanto, é bom ter em mente que quanto maior o prazo do parcelamento, mais dinheiro se gasta no total com a compra do imóvel, já que incidem os juros sobre as parcelas. 

Se possível, o melhor é economizar para conseguir dar de entrada um montante mais alto, o que vai refletir em uma redução das parcelas e, por consequência, no gasto com os juros.

Mais tempo para se planejar


Mais tempo para os compradores do imóvel planejarem as suas finanças é também um benefício da aquisição na planta. Afinal, já que a obra pode demorar para ser concluída, os futuros moradores possuem um período maior de tempo para economizarem dinheiro.

Com isso, podem pagar balões com valores mais altos ao longo do período e reduzirem o tempo de contrato. Esse é o jeito certo de controlar as despesas e evitar que a compra do bem se torne uma bola de neve difícil de controlar.

Personalização do imóvel e economia


Ao adquirir um imóvel que ainda não foi concluído, outro benefício é que os compradores podem personalizar os cômodos. Isso depende de cada construtora, mas é comum que ela entregue o bem, se os futuros moradores quiserem, sem o piso, por exemplo.

Assim, eles podem optar pelo acabamento que mais lhes agradem. E claro, até mesmo economizar com a escolha e com a contratação de mão de obra. Então, além de deixar a residência com a sua cara, é possível gastar menos dinheiro.

Valorização do imóvel


Por fim, mas não menos importante, entre as vantagens de comprar casa na planta ou em construção está a valorização do imóvel. Isso pode ocorrer por diferentes motivos. 

Primeiro, muitas construções novas são levantadas em regiões pouco urbanizadas. Esse é, inclusive, outro motivo para terem preços acessíveis, porém, são locais que em desenvolvimento, com potencial para se valorizar bastante. E se você decidir vendê-la depois, vai poder fazer isso por muito mais do que a comprou.

Segundo, prédios e casas novas costumam oferecer uma infraestrutura moderna. No caso dos condomínios, é normal que tenham diversas comodidades, como academia, piscina e áreas comuns para lazer. Todos esses aspectos são levados em consideração na hora da valorização do imóvel, tornando-o ainda uma ótima forma de investimento.

Leia também: Vai comprar um imóvel em 2022?